'Ter pessoa de confiança na rua em que se mora é melhor método', diz PM.Confira outras orientações dadas pelo capitão Edmilson Silva, do 4º BPM.
O fim de ano chegou e muita gente aproveita para passar o réveillon no litoral ou na casa de parentes em outras localidades. Há também quem “dê uma esticadinha” e permaneça fora durante o mês de janeiro. Por isso, é bom ficar atento às dicas de segurança. O capitão Edmilson Silva, relações públicas do 4º Batalhão de Polícia Militar, orienta quem pretende deixar a casa fechada a se prevenir. Ter uma pessoa de confiança na rua em que se mora é o melhor método, afirma Silva.
“Na sua ausência, esta pessoa irá poder manter algum tipo de movimentação na residência, quer seja pelo recolhimento de correspondências ou por estar regando as plantas, por exemplo, principalmente se for por um período longo, para que o abandono dos cuidados não denote a ausência de pessoas na residência”, explica o PM.
Pedir para que esta pessoa tenha o cuidado de acender as luzes da residência durante a noite e apagá-las durante o dia também é uma orientação. Desligar equipamentos como campainha e telefone fixo é aconselhável, a fim de se evitar que a tentativa de contato denuncie que não há pessoas no local.
Por fim, antes de deixar a residência e seguir em viagem, é bom checar as fechaduras de portas e janelas. “Todo recurso que puder ser tomado para dificultar a ação dos marginais é interessante, quer seja recursos como a ativação da cerca elétrica, o uso de grampos nos muros, de grades e de cadeados”, acrescenta o policial.
No entanto, Silva adverte: “ao tomar os devidos cuidados, não se estar garantindo que a casa não será alvo de marginais, mas eles não encontrarão facilidades para agir. Isso irá diminuir a possibilidade da pessoa ser vítima”.
Luzes e aparelhos eletrônicos
Se possível, instale temporizadores em algumas luzes da casa. Eles podem ser programados para acenderem e apagarem automaticamente em um intervalo de tempo determinado. Programe para que acendam no início da noite e apaguem antes da madrugada.
Retire da tomada todos os aparelhos eletrônicos. Isso evita que sejam danificados no caso de sobrecarga elétrica, evitando até mesmo o risco de incêndios.
Planeje-se para consumir todos os produtos da geladeira antes da viagem. No caso de uma queda de energia prolongada eles podem estragar e espalhar mal cheiro pela casa. Antes de sair, deixe a geladeira no mínimo de refrigeração para poupar energia elétrica.
Desligue a campainha. Pessoas sondando casas vazias podem acioná-las em diversos horários para verificar se alguém atende. No entanto, se não ouvirem o toque não poderão ter certeza se não tem ninguém em casa ou se a campainha está com defeito.
Texto: G1 Caruaru
Trecho de seguradora
Nenhum comentário:
Postar um comentário