Postagem em destaque

Bombeiros alertam para riscos de acidente com álcool líquido 70%

PLANTAS TÓXICAS NO BRASIL


Você sabia que 60% dos casos de intoxicação por plantas tóxicas no Brasil ocorrem com crianças menores de nove anos, e que 80% deles são acidentais? Para ajudar na prevenção desses acidentes o Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas, o SINITOX, em parceria com os centros de Belém, Salvador, Cuiabá, Campinas, São Paulo e Porto Alegre, criou, em junho de 1998, o Programa Nacional de Informações sobre Plantas Tóxicas. A elaboração e distribuição de material educativo, de prevenção e tratamento, são as principais metas do programa. O primeiro trabalho é a divulgação das 16 plantas que mais causam intoxicação em nosso país. Além disso, estão sendo elaborados um manual de tratamento das intoxicações por plantas; um vídeo; uma base de dados com a codificação das plantas tóxicas brasileiras; e um atlas. Conheça agora algumas plantas tóxicas e previna-se contra acidentes.



SAIA-BRANCA Família: Solanaceae.Nome científico: Datura suaveolens L.Nome popular: trombeta, trombeta-de-anjo, trombeteira, cartucheira, zabumba.Parte tóxica: todas as partes da planta.Sintomas: a ingestão pode provocar boca seca, pele seca, taquicardia, dilatação das pupilas, rubor da face, estado de agitação, alucinação, hipertermia; nos casos mais graves pode levar a morte.Princípio ativo: alcalóides beladonados (atropina, escopolamina e hioscina).



COPO-DE-LEITE Família: Araceae.Nome científico: Zantedeschia aethiopica Spreng.Nome popular: copo-de-leite.Parte tóxica: todas as partes da plantaSintomatologia: a ingestão e o contato podem causar sensação de queimação, edema (inchaço) de lábios, boca e língua, náuseas, vômitos, diarréia, salivação abundante, dificuldade de engolir e asfixia; o contato com os olhos pode provocar irritação e lesão da córnea.Princípio ativo: oxalato de cálcio.

Conheça outras Plantas no site:www.fiocruz.com.br/sintox

Nenhum comentário: